Especialidades

Dentisteria é o ramo da odontologia que atua na área da cosmética e restauração dental.

Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamentos dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas. O seu principal foco é a estética, ainda que a restauração de dentes também seja uma medida importante para a saúde individual, já que a permanência de cáries pode causar problemas a vários níveis, além de criar problemas na mastigação dos alimentos.

Pesquisa os vários tipos de preparações dentárias, a relação dos materiais restauradores com a estrutura dentária e o resto do organismo, técnicas restauradoras, etc. Tornando possível ao cirurgião-dentista restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função dos dentes comprometidos.

dentisteria

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade oral, e a saúde dos tecidos periapicais.

endodontia

Os implantes consistem na substituição do dente natural através da colocação de uma raíz artificial em titânio, designado de implante dentário. Esta raíz permite suportar um novo dente.

implantologia

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde oral de crianças.

cri

Periodontologia (peri: em volta de, Odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral. O periodonto também é chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio oral.

Tratamento periodontal consiste na descontaminação das superfícies das raizes da placa bacteriana mineralizada (tártaro) e não mineralizada, causa principal da inflamação gengival,das bolsas periodontais e da colecção purulenta. O objectivo do tratamento periodontal é a preservação dos tecidos moles (gengiva, mucosa) e duros (osso) em redor dos dentes.

periodontologia

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, disfunções dento-faciais.

A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes e bandas coladas aos dentes) e móvel (aparelhos removíveis). No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, indica-se a cirurgia ortognática. Na criança em desenvolvimento, estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos ortopédicos.

damon

A cosmética dentária engloba todos os tratamentos que têm por objectivo a melhoria estética não só dos dentes em si mas de todo o aspecto facial da pessoa.

facetas_antes_depois

A cirurgia dentária trata cirurgicamente as doenças da cavidade oral e anexos, tais como: traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.

cirurgia_oral

A prótese dentária é o artefacto que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes, podendo ser classificada como Prótese Fixa unitária (elementos isolados), Prótese Fixa com mais de um elemento (pôntico), Prótese Parcial Removível (P.P.R.) ou Prótese Total (P.T.).

O seu principal objectivo é a reabilitação oral, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indirecta (por meio laboratorial) os (dentes), por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total, a popular dentadura ou prótese parcial removível, ponte móvel).

p2